Princesa de “Valente” gera polêmica

Quando a Disney lançou a sua nova animação a descrição de Merida era algo parecido com “ela é uma princesa diferente, não fica esperando o príncipe encantado surgir; ela é guerreira e valente e corre atrás dos seus objetivos”. A ideia era muito legal! Nos dias de hoje, até mesmo as pequenas meninas tem uma visão mais prática da vida, mas sem perder o encanto, claro!

"BRAVE"

Mas o que acontece quando a mesma Disney, ao oficializar a personagem como 11ª princesa em evento neste sábado (11), resolve fazer algumas alterações na imagem da princesa-guerreira? Agora Merida é mais magra e sexy, seguindo o padrão das mais novas colegas: a Branca de Neve, Cinderela, Aurora (Bela Adormecida), Ariel (de “A pequena sereia”), Jasmine (de “Aladdin”), Bela, Mulan, Pocahontas, Tiana (de “A princesa e o sapo”) e Rapunzel.

Merida_Antes_DepoisNada contra esse perfil, mas a intenção não era desmistificar o “perfeito”? Em que as crianças devem acreditar? Segundo a Disney: “Merida exemplifica o que significa ser uma princesa da Disney, por ser corajosa, apaixonada e confiante, e ela continua a mesma Merida forte e determinada do filme cujas qualidades inspiraram mães e filhas ao redor do mundo”.

Essa afirmação não convenceu os fãs da princesa ganhadora do Oscar 2013 (Melhor Animação), segundo o site “Hollywood Reporter” um manifesto no Change.org já conseguiu milhares assinaturas em protesto contra as alterações na aparência Merida. “O redesenho de Merida para que ela seja introduzida oficialmente na coleção de princesas da Disney é um tremendo desserviço para as milhões de crianças para as quais Merida é um modelo construtivo, que incentiva a capacidade das garotas de serem agentes de mudança no mundo em vez de serem apenas troféus para serem admirados.” A carta é endereçada a Robert A. Iger, CEO da Disney.

O que vocês acham?

Anúncios
Marcado com: , , ,
Publicado em Desenhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: