Romance de Chaplin será publicado

CharlieChaplin

O único romance de Charles Chaplin (1889-1977), “Footlights”, que serviu de inspiração para o filme “Luzes da Ribalta” (1952), será publicado mais de 60 anos depois que o ator e diretor de cinema britânico o escreveu, em 1948.

As várias partes da obra, em forma de manuscritos e roteiros datilografados, permaneciam nos arquivos Chaplin da Cinemateca de Bolonha, na Itália, encarregada de digitalizar todos os trabalhos do cineasta e que agora publicará o romance.

“Footlights” foi reconstruído pelo biógrafo de Chaplin, David Robinson, que o incluiu em um livro chamado ‘The World of Limelight’.

Segundo detalhes divulgados em Londres por Robinson, a história conta com personagens similares aos de “Luzes da ribalta”, o comediante alcoólatra e aposentado, Calvero (Chaplin), e a dançarina Theresa (Claire Bloom), que salva do suicídio.

luzes-da-ribaltaCharles Chaplin e Claire Bloom em cena de ‘Luzes da ribalta’ (1952) (Foto: Divulgação)

Uma das diretoras dos arquivos Chaplin em Bolonha, Cecilia Cenciarelli, declarou ao jornal inglês “T’he Guardian” que o romance é a história de um comediante que perdeu contato com seu público, que tem pesadelos e está “desencantado com sua carreira”. Assim, as emoções de Chaplin por aquele então podem ser percebidas nas palavras de Calvero no livro.

“Eu sei que sou engraçado, mas os agentes acham que meu tempo passou. Deus! Seria fantástico conseguir que engolissem suas palavras. Isso é o que mais odeio em envelhecer, o desprezo e a indiferença que te mostram. Pensam que não sirvo… É por isso que seria maravilhoso voltar… Quero dizer que seria sensacional, conseguir que rachassem de rir…”, diz Calvero.

 

Anúncios
Marcado com: , , , , , ,
Publicado em Livros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: