Os 9 Indicados a Melhor Filme de 2014

Oscar 2014

O Oscar deste ano tem nove concorrentes ao prêmio de melhor filme: “12 anos de escravidão”, “Gravidade”, “Trapaça”, “Capitão Phillips”, “Clube de Compras Dallas”, “Ela”, “Nebraska”, “Philomena” e “O Lobo de Wall Street”. A festa da 86ª edição acontece dia 2 de março, em Los Angeles.

Um fato curioso esse ano é que os roteiros realizados a partir de histórias reais deram vida a cinco dos nove filmes indicados ao Oscar: O Lobo de Wall de Street, Philomena, 12 Anos de Escravidão, Trapaça e Capitão Phillips. Assista abaixo aos trailers:

12 Anos de Escravidão – Homem negro e livre de Nova York, interpretado por Ejiofor, é sequestrado e vendido como escravo em 1841. Ele é forçado por um proprietário de escravos (Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, e resgatado apenas doze anos mais tarde por um advogado (Pitt). Considerado o melhor filme dramático pelo Globo de Ouro 2014, a produção de Steve McQueen (“Shame”) é baseada na história real de Solomon Northup.

Indicado a: Filme, Diretor (Steve McQueen), Ator (Chiwetel Ejiofor), Ator coadjuvante (Michael Fassbender), Atriz coadjuvante (Lupita Nyong’o), Figurino, Montagem, Direção de arte e Roteiro adaptado.

Gravidade – Ficção científica do mexicano Alfonso Cuarón traz astronauta que fica à deriva no espaço após destroços atingirem sua nave enquanto consertava um satélite. Ela tem que enfrentar uma angustiante corrida contra o tempo e a falta de oxigênio. Cuarón já levou o Globo de Ouro e o prêmio do Sindicato dos de diretores dos EUA, o que faz dele o favorito ao Oscar de melhor direção.

Indicado a: Filme, Diretor (Alfonso Cuarón), Atriz (Sandra Bullock), Fotografia, Montagem, Trilha sonora, Direção de arte, Edição de som, Mixagem de som e Efeitos visuais.

Trapaça – A história é baseada em um escândalo verídico que aconteceu nos Estados Unidos no final dos anos 1970. Dirigido e coescrito por David O. Russell (“O vencedor” e “O lado bom da vida”), o filme apresenta os detalhes de uma operação para capturar poderosos e mafiosos de Nova York e região. Amy Adams e Jennifer Lawrence levaram o Globo de Ouro, e o filme ganhou como melhor comédia.

Indicado a: Filme, Atriz (Amy Adams), Ator (Christian Bale), Diretor (David O. Russell), Ator coadjuvante (Bradley Cooper), Atriz coadjuvante (Jennifer Lawrence), Roteiro Original, Figurino, Montagem e Direção de Arte.

Capitão Phillips – O longa retrata o drama vivido por Richard Phillips, comandante de um cargueiro norte-americano, que, em abril de 2009, foi feito refém por um pirata somali. Phillips se arrisca numa das mais perigosas rotas do mundo, ao comandar um navio que parte de Omã, na península Arábica, e deveria levar alimentos para o Quênia. Dirigido pelo britânico Paul Greengrass (“Voo united 93”), a ficção é inspirada no livro “Dever de capitão”.

Indicado a: Filme, Ator coadjuvante (Barkhad Abdi), Montagem, Edição de som, Mixagem de som, Roteiro adaptado.

Clube de Compras Dallas – Após ser diagnosticado com o vírus da AIDS, na década de 1980, o eletricista texano Ron Woodroof trava uma luta contra a indústria farmacêutica. À procura de tratamento alternativo para a doença, Woodroof contrabandeia drogas ilegais do México. Por suas atuações, Matthew McConaughey e Jared Leto já levaram prêmios do Globo de Ouro e do Sindicato de atores dos EUA.

Indicado a: Filme, Ator (Matthew McConaughey), Ator coadjuvante (Jared Leto), Montagem, Roteiro original e Cabelo e maquiagem.

Ela – Theodore (Joaquin Phoenix) é um homem que ganha a vida escrevendo cartas comoventes para outras pessoas. Inconsolável após o fim de um longo relacionamento, ele se apaixona por um novo e avançado sistema operacional chamado Samantha, com uma voz feminina (Scarlett Johansson), perspicaz, sensível e engraçada. O diretor Spike Jonze ganhou o Globo de Ouro 2014 de melhor roteiro e é um dos favoritos ao Oscar.

Indicado a: Filme, Trilha sonora, Canção original, Direção de arte e Roteiro original.

Nebraska – Após receber pelo correio uma carta de um sorteio, um pai rabugento (Bruce Dern) acredita ter tirado a sorte grande e discute com o filho (Will Forte). Vendo que a insistência do pai o fará viajar de qualquer jeito, seu filho resolve levá-lo, porém Dern sofre um acidente de carro. Durante o tempo em que precisa se recuperar, ele conta a todos sobre a possibilidade de se tornar um milionário, despertando a cobiça não apenas de toda sua família e também de parte dos habitantes Lincoln. Longa em preto e branco é dirigido por Alexander Payne (“Os descendentes”).

Indicado a: Filme, Ator (Bruce Dern), Atriz coadjuvante (June Squibb), Diretor (Alexander Payne), Fotografia e Roteiro original.

Philomena – Quando grávida na adolescência, Philomena foi forçada a trabalhar na lavanderia de um convento, assim tendo que abandonar seu filho de quatro anos. O longa de Stephen Frears (“A Rainha”) retrata a história real da busca de Philomena Lee pelo filho, que durou 50 anos. Após o lançamento do filme, a Philomena verdadeira lançou uma campanha em favor do acesso aos registros de adoções na Irlanda.

Indicado a: Filme, Atriz (Judi Dench), Trilha Sonora e Roteiro adaptado.

O Lobo de Wall Street – O longa narra a trajetória de Jordan Belfort, um modesto morador de Long Island, recém-formado, casado com uma cabeleireira, que apenas quer subir na vida. Sua entrada em Wall Street, em 1987, o leva de uma vida de alto nível à decadência. Baseado em fatos reais, o filme de Martin Scorsese garantiu o Globo de Ouro de melhor ator de comédia ou musical para DiCaprio.

Indicado a: Filme, Ator (Leonardo DiCaprio), Ator coadjuvante (Jonah Hill), Diretor (Martin Scorsese) e Roteiro adaptado.

Anúncios
Marcado com: , , , , , , , , , , ,
Publicado em Oscar 2014
2 comentários em “Os 9 Indicados a Melhor Filme de 2014
  1. […] falamos aqui no blog, um pouco dos 9 indicados à categoria de Melhor Filme do Oscar 2014, cerimônia que vai acontecer no próximo domingo, dia 2. Mas ja viram os cartazes de divulgação […]

  2. […] o filme, o livro de Solomon Northup e um guia de estudos para mais de 50 milhões de alunos, pois 12 Anos de Escravidão fará parte do currículo das escolas públicas dos EUA a partir de setembro (via The Film […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: