Os 100 Melhores Filmes de Hollywood

2

A revista “The Hollywood Reporter” convocou nomes de Hollywood para escolher seus filmes favoritos. Sem surpresas, o primeiro “Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, encabeça o ranking, com a continuação do longa aparecendo em sétimo lugar.

O restante do top dez mistura filmes de várias épocas. “O mágico de Oz”, de 1939, e “Cidadão Kane”, de 1941 dividem espaço com “Um sonho de liberdade” (1994) e “Pulp fiction” (1994). “Casablanca”, de 1942, vem em sexto, com “ET”, de 1982, em oitavo, “2001: Uma odisseia no espaço”, de 1968, em nono lugar, e “A lista de Schindler”, de 1993, fechando a primeira parte da lista.

Ao todo, mais de 2 mil atores, produtores, diretores, roteiristas e executivos, entre outros membros da indústria, entraram na brincadeira. Mas a revista conta que muitos não gostaram da ideia de primeira. Caso de Vince Gilligan, criador de “Breaking Bad”. “Para mim, é como ter um pacote tamanho família de Doritos e alguém te dizer que você só pode comer cinco deles”, disse. Mas, no fim das contas, ele topou o desafio e, entre seus preferidos, listou “Yojimbo”, de Akira Kurosawa, de 1961.

Entre as surpresas, revelou-se um caráter mais comercial em detrimento das usuais escolhas dos críticos. O clássico oitentista “De volta para o futuro”, de 1985, ficou em 12º lugar, à frente do épico “Lawrence da Arábia”, de 1962, que apareceu na 23ª posição.

Comédias como “Monty Python e o cálice sagrado” e “Apertem os cintos… O piloto sumiu”, comumente ignoradas em listas do tipo, foram lembradas. Outros filmes queridinhos ficaram de fora: caso de “La dolce vita”, de Federico Fellini. Os longas do agente 007 também não figuram na lista, mas a ausência pode ser explicada pela pulverização dos votos entre os 23 filmes sobre o James Bond.

A votação ainda aponta tendências interessantes. Diretores, roteiristas e agentes escolheram “Poderoso Chefão”, enquanto diretores de fotografia apontaram “2001: Uma odisseia no espaço”. Já os advogados da indústria apostaram em “Um sonho de liberdade”.

Sabendo da polêmica que listas deste tipo pode causar, a própria revista lembra que a votação não tem a intenção de ser um guia definitivo. Como o cineasta Michael Bay, da franquia “Transformers”, disse: “seu filme favorito pode mudar de um dia para o outro”.

Os 100 Melhores Filmes

 

Anúncios
Marcado com: , , ,
Publicado em Sugestões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: