Os 13 melhores filmes sobre epidemias

ebola2

Todo dia o noticiário está sendo invadido com algum desdobramento sobre o Ebola. Na última semana, o medo chegou ao Brasil, pois surgiu primeiro caso suspeito de ebola de um homem que veio da Guiné, porém o resultado do exame deu negativo para a doença.  Só em 2014, o Ebola já matou mais pessoas do que em todos os anos anteriores, desde que foi identificado, em 1976.

A doença geralmente ocorre em surtos em regiões tropicais da África Subsariana. De 1976, quando foi identificado pela primeira vez, até 2013, a Organização Mundial de Saúde relatou 1.716 casos confirmados com 1.061 mortes. O maior surto já registrado é o deste ano, na África Ocidental, que ainda está em curso, com 7.497 casos e 3.439 mortes registradas.

O mundo assiste, de maneira mais passiva do que o desejável, a efervescência do vírus na África. O medo de uma pandemia apocalíptica que habita nosso inconsciente coletivo já foi explorado em diferentes níveis, e com distintos resultados, pelo cinema. A Cahu elaborou uma lista com filmes que abordaram a ascensão de diferentes vírus e o terror nefasto acarretado por eles à humanidade.

Epidemia (1994) – África. Um vírus desconhecido extermina a população e os animais de uma pequena tribo. Convocados pelo exército americano para investigar a situação, o Dr. Sam Daniels (Dustin Hoffman) e sua equipe estão frente a frente com uma nova e perigosa doença. Estados Unidos. Um macaco, portador do virus, é contrabandeado para a pequena cidade de Cedar Creek e contaminam o jovem Jimbo (Patrick Dempsey, de Com Mérito). Em pouco tempo, a doença começa a mostrar sinais de que está se espalhando a uma velocidade assutadora. Ao lado de sua ex-mulher, Dra. Robby Keough (Rene Russo, de Máquina Mortifera 3), Daniels luta contra o tempo para descobrir um antídoto… enfrentando a resistência do General Billy Ford (Morgan Freeman, de Os Imperdoáveis), e as tropas armadas de McClintock (Donald Sutherland, de Assédio Sexual) que invadiram a cidade para esconder um terrível segredo militar.

Os 12 Macacos (1995) – Um solitário viajante do tempo vindo do ano de 2035 deverá resolver um mistério para salvar seu povo… mas isso também poderá levá-lo à loucura. Bruce Willis, Madeleine Stowe e Brad Pitt estrelam esta obra prima da ficção-científica dirigida pelo aclamado Terry+Gilliam>Terry Gilliam, de O Pescador de Ilusões. Após a população do mundo ser devastada por um terrível vírus, sobreviventes vivem em comunidades no subsolo. Cole (Willis) é voluntário para viajar no tempo e obter uma amostra pura do vírus, para ajudar os cientistas a encontrarem a cura. Em sua jornada ele cruzará o caminho de uma linda psiquiatra (Stowe) e de um incrível doente mental (Pitt). Cole já iniciou sua procura pelo Exército dos 12 Macacos, é um clássico contemporâneo, onde Terry Gilliam nos surpreende com um visual fantástico, característico de seus filmes.

Residentel Evil – O Hóspede Maldito (2002) – Baseado na famosa série homônima de games, o thriller de ação Resident Evil – O Hóspede Maldito coloca Alice (Milla Jovovich / O Quinto Elemento) e Rain (Michelle Rodriguez/ Velozes e Furiosos) numa batalha contra o tempo, entre o bem e o mal, entre humanos e computadores, entre vivos e mortos-vivos… O epicentro desse terrível combate é o laboratório subterrâneo de bioengenharia conhecido como Colmeia, administrado pela poderosa Umbrella Corporation. É neste misterioso conglomerado de pesquisas genéticas que a “Rainha Vermelha” – um supercomputador que controla e monitora a Colmeia – isola o laboratório para conter uma epidemia de um vírus mortal e dá início a um pesadelo sem fim.

Extermínio (2002) – Após invadirem um laboratório de pesquisas em macacos, um grupo de ativistas encontra chimpanzés presos em gaiolas diante de telas que exibem continuamente cenas de extrema violência. Ignorando os avisos de um cientista que trabalha no local de que os macacos estariam infectos, os ativistas decidem libertá-los. Assim que são soltos os macacos atacam todos aqueles à sua volta, em verdadeiros ataques ensandecidos. 28 dias após este acontecimento desperta do coma em um hospital de Londres, Jim (Cillian Murphy). Completamente confuso e estranhando a ausência de pessoas nas ruas, Jim nada sabe sobre o ocorrido e se esconde após encontrar diversos cadáveres e seres monstruosos, infectados pelo vírus disseminado. Após uma explosão Jim encontra outros sobreviventes, Selena (Naomi Harris) e Mark (Noah Huntley), que o levam a um local seguro e lhe explicam a situação atual. Decidido a reencontrar seus pais, Jim decide partir e é acompanhado pela dupla de novos companheiros. Até que, ao se refugiarem em um prédio, ouvem uma transmissão pelo rádio de que um grupo de soldados comandados pelo major Henry West (Christopher Eccleston) está se reunindo e diz ter a solução para a cura da infecção provocada pelo vírus. Sem outra alternativa, Jim, Selena e Mark decidem se juntar aos soldados em sua batalha.

Filhos da Esperança (2006) – Terra, 2027. A esperança no futuro é um bem escasso. Não se sabe o motivo mas as mulheres não conseguem mais engravidar. O mais jovem ser humano morreu aos 18 anos e a humanidade discute seriamente a possibilidade de extinção. Theodore Faron é um ex-ativista desiludido que se tornou um burocrata e vive numa Londres arrasada pela violência e pelas seitas nacionalistas em guerra. Procurando pela ex-esposa, ele é apresentado para uma jovem misteriosamente grávida. Para eles a missão é proteger a futura mãe a qualquer custo: a criança que ela carrega pode ser a salvação da humanidade.

Invasores (2007) – Nicole Kidman é uma psiquiatra de Washington que descobre a origem extraterrestre da epidemia e precisa lutar para proteger seu filho, que pode ter a chave para conter uma invasão iminente. Mistura de ficção científica e terror, que conta a história de uma misteriosa epidemia que altera o comportamento dos seres humanos.

Eu Sou a Lenda (2007) – Um terrível vírus incurável, criado pelo homem, dizimou a população de Nova York. Robert Neville (Will Smith) é um cientista brilhante que, sem saber como, tornou-se imune ao vírus. Há 3 anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente. Robert é sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus, que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente ele realiza testes com seu próprio sangue, buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus.

O Fim dos Tempos (2008) – M. Night Shyamalan se tornou conhecido quando surpreendeu o mundo com o suspense sobrenatural Sexto Sentido. Desde então, ele vem se dedicando a produções como Sinais e A Vila, que mexem com ficção científica, sempre deixando marcando seu estilo ao contar histórias que prendem o espectador. Nesta sua nova produção, o diretor segue na mesma linha ao contar a história de uma força que ameaça todos os seres humanos. No papel principal, está Mark Wahlberg. Ele é um pai de família que tenta salvar seus entes queridos de um assassino invisível e aterrorizante, mas, conforme seu conhecimento do que está se passando avança, ele começa a perceber que ninguém, em lugar nenhum do mundo, está a salvo.

Ensaio Sobre a Cegueira (2008) – Esta é a história sobre uma inédita cegueira, inexplicável, que se abate sobre uma cidade não identificada. A tal epidemia manifesta-se, primeiramente, em um homem no trânsito e, a passos lentos, vai se espalhando pelo país até que todos fiquem sem a visão e reduzidos a seres que lutam para satisfazer suas necessidades básicas. Nessa situação, expõem seus instintos mais rudimentares. À medida que os afetados são postos em quarentena e os serviços do Estado começam a falhar, a mulher de um médico, a única pessoa que não é afetada pela doença, passa a ser os olhos da humanidade. O filme, dirigido por Fernando Meirelles, de O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus, pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor, é baseado na obra de José Saramago, único escritor da língua portuguesa a receber o primeiro Nobel de literatura.

Vírus (2009) – Quatro jovens viajam de carro através do deserto no interior dos EUA. Eles rumam para a praia, mas não é por um motivo alegre: um vírus mortal se espalhou pela humanidade e está dizimando a população terrestre. Eles pensam que a melhor forma de fugir é ir para o mar. Só que o caminho para chegar lá não é fácil e, apesar de estarem fugindo desta praga, o maior perigo está na própria natureza humana, que é cruel e capaz de ações impensáveis na busca pela sobrevivência – e começa a aflorar quando um deles se contamina!

A Epidemia (2010) – A Refilmagem de “O Exército do Extermínio” (1973), de George A. Romero, narra a disseminação veloz de um vírus transmissível pelo ar que mata em poucos dias. Enquanto a epidemia se espalha cada vez mais rapidamente, médicos de todo o mundo correm contra o tempo para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver diante do desmoronamento da sociedade.

Contágio (2011) – Contágio segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando.

Guerra Mundial Z (2013) – Uma terrível e misteriosa doença se espalha pelo mundo, transformando as pessoas em uma espécie de zumbis. A velocidade do contágio é impressionante e logo o Governo americano recruta um ex-investigador da ONU (Organização das Nações Unidas) para investigar o que pode estar acontecendo e assim salvar a humanidade, tendo em vista que as previsões são as mais catastróficas possíveis. Gerry Lane (Brad Pitt) tinha optado por dedicar mais tempo a sua esposa Karen (Mireille Enos) e as filhas, mas seu amor a pátria e o desejo de salvar sua família acabam contribuindo para que ele tope a missão. Agora, ele precisa percorrer o caminho inverso da contaminação para tentar entender as causas ou, ao menos, indentificar uma maneira de conter o contágio até que se descubra uma cura antes do apocalipse. Começa uma verdadeira corrida contra o tempo, que mostra-se cada vez mais curto, na medida que a população de humanos não para de diminuir.

Alugue pelo www.cahu.com.br, pelo telefone ou indo até uma de nossas lojas. O filme está sujeito à disponibilidade. Caso a opção escolhida esteja alugada, você pode deixar o seu pedido reservado, para o dia que desejar, fale com nossos atendentes.

Anúncios
Marcado com: , , ,
Publicado em Aleatoriedades, Sugestões
3 comentários em “Os 13 melhores filmes sobre epidemias
  1. Wagner disse:

    vcs fizeram eu assistir o filme errado kkk, em Fim dos Tempos o trailer e referente a outro filme com o mesmo titulo, embora a sinopse esteja falando do filme certo (eu não li a sinopse que vcs forneceram so os trailers), acabei assistindo o filme pelos trailers que vcs disponibilizaram kkk ai ai, mas não foi tão ruim assim rs.

  2. Alguns anos atras passou um filme na band, na qual no filme todos eram convocados e obrigados a se vacinar, e existia uma resistência a vacinação do governo. Infelizmente por causa do tempo não lembro o nome do filme. Se alguém souber posta o nome. Tinha um casal que se conheceram um rapaz negro e uma moça branca.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: