Cinco maiores bilheterias do cinema brasileiro por década

cinema icarai 1978Cinema Icaraí, em 1978, com estreia de “Pretty Baby”

Ao longo das décadas, o cinema brasileiro se desenvolveu oprimido pelas estéticas estrangeiras. Enfrentando as dificuldades da produção nacional, o cinema brasileiro conseguiu crescer muito, expandindo fronteiras, adquirindo respeito, exportando atores, mas se mantendo distante de uma produção industrial como a de Hollywood, por exemplo.

Confira os sucessos brasileiros de bilheteria de cada década:

dona-flor-e-seus-dois-maridos

1970Dona Flor e Seus Dois Maridos é uma comédia, lançado em 1976, e dirigida por Bruno Barreto. Baseado no livro homônimo de Jorge Amado, foi adaptado por Bruno Barreto, Eduardo Coutinho e Leopoldo Serran. Foi por 34 anos recordista de público entre o cinema brasileiro levando 10.735.524 de espectadores aos cinemas, até ser ultrapassado em 2010 por Tropa de Elite 2 . Foi refilmado nos Estados Unidos como Meu Adorável Fantasma, em 1982. Foi adaptado também em forma de minissérie para a TV Globo, em 1998.

Os Saltimbancos Trapalhões

1980Os Saltimbancos Trapalhões estrelado pelo grupo humorístico Os Trapalhões em 1981, foi baseado na peça teatral Os Saltimbancos, de Sergio Bardotti, Luis Enríquez Bacalov, adaptada para o português por Chico Buarque, por sua vez uma adaptação do conto Os Músicos de Bremen dos Irmãos Grimm. Foi dirigido por J. B. Tanko e lançado em 1981, sendo considerado pela crítica como o melhor filme do grupo . O picadeiro utilizado no filme pertence ao Circo Irmãos Power. A turma levou 5.218.478 de espectadores para o cinema.

lua-de-cristal1

1990Lua de Cristal estrelado pela apresentadora, atriz, cantora e empresária Xuxa Meneghel. Dirigido por Tizuka Yamasaki, o longa também teve no seu elenco Sérgio Mallandro, Júlia Lemmertz, Marilu Bueno, Duda Little e Claudio Mamberti. Foi o filme de maior bilheteria da década no Brasil com 4.178.165 de espectadores, tornando-se a sétima maior bilheteria do país à época.

se-eu-fosse-voce-2

2000Se Eu Fosse Você 2 é um longa de 2009, do gênero comédia romântica, dirigido por Daniel Filho e estrelado por Glória Pires e Tony Ramos, levou 6.090.168 de espectadores ao cinema. É a continuação do filme Se Eu Fosse Você, comédia nacional de 2006 que teve 3.644.956 de espectadores.

tropadeelite2

2010Tropa de Elite 2: o Inimigo agora É Outro em 7 de dezembro do mesmo ano, tornou-se o filme mais visto da história do cinema brasileiro, com 11.002.441 de espectadores. Em 2011 foi indicado a 16 categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro vencendo em 9, incluindo a de melhor longa, melhor direção e a de melhor ator por Wagner Moura. Em 20 de setembro de 2011, foi escolhido para ser o candidato brasileiro a uma indicação para o Óscar de melhor filme estrangeiro.

Anúncios
Marcado com: , , , , , , , , ,
Publicado em Aleatoriedades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: