10 filmes que todo arquiteto deve assistir

dia do arquitetoDesde o ano passado, o Dia do Arquiteto passou a ser comemorado no dia 15 de dezembro, até então os profissionais celebravam no dia 11 do mesmo mês. A mudança é uma homenagem ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer que nasceu em 15 de dezembro de 1907 (e nos deixou em 5 de dezembro de 2012, com 104 anos). O Blog da Cahu resolveu ajudar nas comemorações da data homenageando todos os construtores da beleza com dicas para animar a vida árdua e não menos compensadora do arquiteto. Confira a lista dos filmes que todo profissional deveria assistir. Prepare a pipoca e aproveite:

Metrópolis (1927) – No ano de 2026, a população mundial é dividida em duas classes: a elite, que habita a superfície; e a classe operária, que vive nos subterrôneos e é controlada por máquinas. Neste cenário, a paixão do filho do criador de Metrópolis por uma bela líder operária acaba levando a uma grande revolta dos trabalhadores. Um dos maiores clássicos do cinema.

Tempo de Recomeçar (2002) – O Longa retrata a comovente e por vezes engraçada jornada de um homem que decide pôr sua casa abaixo e que acaba reconstruindo o mundo à sua volta. A partir do dia em que pega sua marreta, George Monroe (Kevin Kline) embarca numa aventura que irá subverter as expectativas e construir os alicerces para os diferentes sonhos de seus familiares e vizinhos.

Esboços de Frank Gehry (2005) – Aqui, um artista do cinema é convidado para falar de um outro que é destaque da arquitetura. O cineasta Sydney Pollack (de Uma Secretária de Futuro) foi convidado pelo arquiteto Frank Gehry para realizar um documentário sobre sua vida e obra. Assim, as câmeras acompanham toda a trajetória do criador de prédios famosos, como o museu Guggenheim e o de Bilbao. Uma visão sensível sobre como as obras podem agir em harmonia com a paisagem urbana e com os sentimentos de seus criadores.

A Casa do Lago (2006) – Kate Forster é uma médica solitária que morava numa casa à beira de um lago. Ela passa a trocar cartas de amor com o novo morador da residência, o arquiteto frustrado Alex. No entanto, percebem que existe um espaço de tempo que atrapalha o “relacionamento” entre os dois. Percebendo a aura de mistério em torno da troca de cartas, eles tentam driblar esse contratempo para que, finalmente, a hora certa para que se amem chegue.

Click (2006) – Adam Sandler, vive um arquiteto viciado em trabalho e sem tempo para dedicar-se aos filhos e esposa, o que só fará, segundo seus planos, quando estiver sentado no dinheiro. Ele recebe um controle remoto com o qual pode avançar ou recuar as situações do cotidiano, de modo a reagir de outro modo a elas, devido ao conhecimento das reações das pessoas. Ele adquire o aparelho com um excêntrico funcionário, que diz, durante o processo da venda, que o objeto vai mudar completamente a vida do cliente. Os maiores benefícios são conseguidos junto à esposa, mas os problemas não demoram a aparecer.

Niemeyer – A Vida é um Sopro (2007) – Filme que conta a história de uma das maiores personalidades brasileiras do século 20, o arquiteto Oscar Niemeyer. Através de depoimentos e entrevistas de gente importante, tanto ligadas às artes quanto à política nacional, o filme reconstruí a carreira e a vida do maior ícone da arquitetura moderna brasileira que se tornou respeitado em vários paises do mundo e admirado por grandes criadores. Assim, podemos ver como ele revolucionou a arquitetura, introduzindo a linha curva e as novas possibilidades de aplicação do concreto armado. O próprio artista contribui com depoimentos onde fala sobre questões metafísicas e políticas.

O Homem ao Lado (2009) – Leonardo é um designer industrial que vive com sua esposa Anne, a filha Lola e sua empregada Elba, na única casa que construiu o grande arquiteto Le Corbusier na América, localizado na cidade de La Plata, em Buenos Aires, Argentina. Como um designer industrial, ele tem uma grande reputação graças ao desenho de uma cadeira que foi internacionalmente reconhecida e elogiada. Sua rotina matinal e o conforto de sua prestigiada casa são afetados pelo início das obras em uma casa adjacente. Um vizinho ilegalmente tentou fazer uma janela que dava para sua casa.

A Origem (2010) – Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um habilidoso ladrão, o melhor na perigosa arte da extração, o roubo de segredos valiosos das profundezas do inconsciente durante o sono com sonhos, quando a mente está mais vulnerável. A rara habilidade de Cobb o tornou peça fundamental no traiçoeiro mundo da espionagem industrial, mas também o tornou um fugitivo internacional perdendo tudo o que mais amava. Agora, Cobb tem sua chance de redenção, um último trabalho que pode dar-lhe sua vida de volta se ele conseguir o impossível – uma inserção. Ao invés do roubo perfeito, Cobb e sua equipe de especialistas têm que obter o inverso: sua tarefa não é roubar uma ideia, mas plantar uma. Se eles conseguirem, terão o crime perfeito.

Medianeras (2011) – Mariana, Martin e a cidade. Os dois vivem na mesma quadra, em apartamentos um de frente para o outro, mas nunca conseguem se encontrar. Eles se cruzam sem saber da existência um do outro. Ela sobe as escadas, ele desce as escadas; ela entra no ônibus, ele sai do ônibus. Eles frequentam a mesma videolocadora, sempre com um stand de filmes que os separando. Eles sentam na mesma fileira em um cinema, mas a sala é escura. A cidade que os coloca juntos é a mesma que os separa. Curiosamente, quem os une é a internet, que ambos usam em suas noites insones e seus dias tediosos.

Meia noite em Paris (2011) – Gil sempre idolatrou os grandes escritores americanos e quis ser como eles. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que se por um lado fez com que fosse muito bem remunerado, por outro lhe rendeu uma boa dose de frustração. Agora ele está prestes a ir a Paris ao lado de sua noiva, Inez, e dos pais dela, John e Helen. Estar em Paris faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida, desencadeando o velho sonho de se tornar um escritor reconhecido.

Anúncios
Marcado com: , ,
Publicado em Sugestões
Um comentário em “10 filmes que todo arquiteto deve assistir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: