Retrospectiva 2014: Melhores filmes do ano

Retrospectiva 2014

2014 vem sendo marcado por um equilíbrio interessante entre superproduções e produções independentes, provocativas e autorais. Além da animação, que começou o ano com força, e dos dramas de novos diretores nacionais, a ficção científica também vem em alta, seja voltada para o público adolescente, com adaptações literárias, seja para o adulto.

Confira os filmes mais marcantes que estrearam em 2014:

Frozen – Uma Aventura Congelante (Blu-Ray 3D/Blu-Ray/DVD/A Venda)

frozennn

A animação vencedora do Oscar trouxe mudanças radicais em relação aos filmes clássicos da Disney, ao mesmo tempo em que se reaproximou deles. Em “Frozen”, as protagonistas são duas princesas, irmãs, e o objetivo de uma é salvar a outra – como um herói que salva a donzela, mas sem o pressuposto do romance. Além de revolucionário, o filme é engraçado e empolgante, para todas as idades e gêneros.

Ninfomaníaca – Partes 1 e 2 (DVD)

ninfomaniaca_2

É impossível pensar em “Ninfomaníaca” sem levar em conta as duas partes – divididas apenas para facilitar a distribuição. O filme do polêmico Lars Von Trier é narrado por Joe (Charlotte Gainsbourg), uma mulher viciada em sexo desde a infância. Apesar de explícito, o longa escapa dos rótulos de “erótico” ou “pornográfico” ao associar um discurso reflexivo e inusitado sobre cada experiência de Joe. A jornada se desenvolve numa espécie de thriller, onde todos os desfechos possíveis são trágicos.

Uma Aventura Lego (Blu-Ray 3D/Blu-Ray/DVD)

lego

O universo dos brinquedos de construção chegou aos cinemas com um visual estonteante que mistura stop-motion e computação gráfica. Com uma trama que parece simples, o filme animado oferece diversão garantida e uma reflexão inesperada sobre o ato de brincar. Por isso, “Uma Aventura Lego” está entre os melhores filmes do ano.

Ela (Blu-Ray/DVD)

ela

Um homem se apaixona por um sistema de computador, que tem nome, voz e personalidade. O que isso nos diz sobre nossa própria natureza? Como definir o amor, a amizade, o humano e a máquina quando tudo começa a se misturar? Com um visual anti-futurista e bastante natural, Spike Jonze traz estas questões à nossa realidade e nos faz pensar. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original.

O Lobo Atrás da Porta (DVD)

dsc-0126

Sylvia vai buscar sua filha na creche, quando descobre que a menina já foi levada por outra mulher. Na delegacia, ela, seu marido e a amante dele são interrogados e recontam suas versões da história, revelando relações que evoluíram até se tornarem perigosas.

Como Treinar o Seu Dragão 2 (Blu-Ray 3D/Blu-Ray/DVD)

how-to-train-your-dragon-2-0

Depois de provar ao povo de Berk que os dragões podem ser amigos dos homens, Soluço agora vê sua aldeia cheia deles, vivendo em harmonia. A paz, porém, é ameaçada quando ele e Astrid descobrem que um lendário caçador está reunindo um exército e quer roubar seus dragões.

Planeta dos Macacos: O Confronto (Blu-Ray 3D/Blu-Ray/DVD)

melhores-macacos

O segundo filme da nova saga se passa dez anos após os eventos de “Planeta dos Macacos: A Origem”. Agora, os humanos estão lutando para sobreviver após terem sido dizimados por um vírus, enquanto os macacos prosperam numa comunidade liderada por Caesar.

Guardiões da Galáxia (Blu-Ray 3D/Blu-Ray/DVD)

guardians-of-the-galaxy-poster

“Guardiões da Galáxia” é a nova aventura inspirada nos quadrinhos da Marvel – ela se passa no mesmo universo dos Vingadores, mas em mundos muito, muito, distantes. Chris Pratt é Peter Quill ou o caçador de recompensas Star Lord: humano, abduzido quando criança, ele carrega consigo uma inseparável fita K7 e percorre o universo atrás dos objetos mais desejados por bons pagadores. Um desses objetos é o Orb, uma pedra que pode destruir um planeta inteiro se cair em mãos erradas. Junto com Gamorra, Rocket, Groot e Drax, Quill tentará fazer a coisa certa, mesmo que por caminhos errados.

Lucy (DVD)

lucy

Lucy (Scarlett Johansson) era uma garota normal, americana, que estudava em Taiwan e namorava nas horas vagas. O problema é que ela se envolveu com o homem errado e acabou arrastada para um esquema de tráfico de drogas. Feita de mula, ela tem uma superdroga costurada ao seu corpo, que acaba estourando. Quando isso acontece, seu cérebro começa a evoluir numa velocidade alucinante, atingindo 100% de seu potencial.

Mesmo Se Nada Der Certo (DVD)

mesmo

À primeira vista, “Mesmo se Nada Der Certo” pode se passar por uma comédia romântica, com Keira Knightley e Mark Ruffalo se encontrando quando tudo parece ter dado errado. Mas não é: o filme de John Carney, assim como seu sucesso indie anterior (“Apenas Uma Vez”), fala de música mais do que de amor. Seus personagens vivem de música e veem o mundo como uma grande inspiração, ou um grande concerto. Pedida certa para quem quer fugir do óbvio e pensar arte como parte do cotidiano.

Reserva

Anúncios
Marcado com: , ,
Publicado em Retrospectiva 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: