5 filmes que falam sobre crise, política e corrupção no Brasil

1426347650.jpg

Independente de opção política, é fato que o Brasil vive uma crise política e que está longe de ter fim. E assim como em vários assuntos, a sétima arte também retratou um pouco dessa crise com tramas que falam de forma séria ou descontraída sobre a corrupção do país.

“Até que a Sorte nos Separe 3”, novo capítulo da franquia sobre um homem com vocação para ganhar boladas e perdê-las em seguida, traz cenas explícitas de vida real.

Leandro Hassum, que faz o protagonista Tino, diz que até brincou com Paulo Cursino, roteirista do longa que entra em cartaz no último dia de 2015: “Vem cá, bicho, vou te chamar de Nostradamus”.

O filme parece mesmo caso de adivinho, antecipando o momento de crise pelo qual o país passa.

O comediante volta a encarnar Tino, que, após torrar a herança da família em Las Vegas, é atropelado pelo filho do homem mais rico do Brasil.

14017497

Fica em coma por sete meses e, ao acordar, descobre que sua filha se apaixonou pelo garoto. Acaba convidado para trabalhar na empresa do pai dele.

O negócio vai à falência, e Tino vira o homem que quebrou o Brasil.

No filme, ele fala com uma presidente mulher e, enrolado, chama-se de “presidanta” e “sapa” (queria dizer sapiens), em alusão ao discurso em que Dilma Rousseff se referiu à “mulher sapiens”. Também faz uma piada com mandioca –remetendo à já clássica saudação ao tubérculo feita pela petista.

O bilionário pai do noivo é outra referência óbvia: Eike Batista. Sua mulher, inclusive, usa uma gargantilha com seu nome, como Luma de Oliveira fazia quando era casada com Eike. E vale lembrar que Thor Batista, filho do casal, atropelou e matou um ciclista em 2012 (acabou absolvido de homicídio culposo).

Veja abaixo mais 4 filmes que falam de crise, política e corrupção no Brasil.

O CANDIDATO HONESTO (2014)

Nesta comédia, Leandro Hassum –ele de novo– interpreta um corrupto que se candidata à Presidência. Sua avó, contudo, lhe roga uma praga: ele não será mais capaz de mentir –isso no auge da disputa eleitoral. O filme se inspira no americano “O Mentiroso”, em que Jim Carrey, um exímio contador de lorotas, recebe uma maldição: só conseguirá falar verdades a partir dali.

ENTREATOS (2004)

O documentário de João Moreira Salles acompanha Lula por um mês em 2002, ano em que disputou e venceu sua primeira eleição presidencial. Em 2005, o diretor disse à Folha que nas filmagens percebeu que faltava um “projeto de país” ao novo governo.

“Fica muito claro no filme que a vitória do Lula não foi a vitória de um projeto de país, foi a vitória de um homem com um inegável carisma, com uma trajetória extraordinária num país tão desigual como o Brasil. Portanto, você consegue encontrar indícios da falta de projeto, que é um dos problemas desse governo.”

TROPA DE ELITE 2 (2010)

“Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora é Outro” veio na onda do sucesso do seu antecessor, que fazia um retrato da violência do tráfico no Rio de Janeiro. No segundo filme, porém, o inimigo é outro, e maior: os políticos corruptos.

O filme do diretor José Padilha traz Wagner Moura no papel do coronel Nascimento, que deixa o Bope para atuar na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Nos cinemas, o público vibrava com a cena em que Nascimento se vingava de um deputado que ameaçava sua família.

O longa mostra políticos do Rio em aliança com milícias. Mas a cena final abre o escopo da crítica para todo o Congresso Nacional.

O INVASOR (2001)

O filme de Beto Brant, adaptação do livro homônimo, conta a história de três sócios de uma empreiteira – dois deles dispostos a se corromper para vencer uma concorrência pública e obter uma obra.

O terceiro deles, honesto, acaba correndo risco de vida quando um bandido é contratado para assassiná-lo. O bandido, por sua vez, acaba se autonomeando chefe de segurança da empreiteira, chantageia os dois amigos e seduz a rica Marina, além de levá-la para experimentar coca na periferia.

Reserva

Siga a Cahu nas Redes Sociais:

Youtube | Instagram | Twitter | Facebook | Bloglovin’Pinterest

Anúncios
Publicado em Aleatoriedades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: