Decoração de Downton Abbey

 

Downton-Abbey

Downton Abbey já chegou ao fim para tristeza dos fãs, mas vai ser difícil desapegar do sotaque britânico, roupas e cenários magníficos e as dificuldade de adaptação com a era moderna que eles viviam no início do século XX, afinal Lord Grantham dizia que “rádio era uma novidade passageira”.

Parte das filmagens de Downton Abbey acontece num castelo de verdade, o Castelo de Highclere, no condado de Hampshire, na Inglaterra. A construção foi a moradia de lady Almina, a quinta condessa de Carnarvon e herdeira do banqueiro Alfred de Rothschilde. Ele é aberto para visitações, mas apenas alguns dias na primavera e no verão. Com o sucesso da série no mundo todo, a procura está alta e não está fácil conseguir os ingressos. Lá é possível visitar os jardins, a biblioteca, salas, alguns quartos e na parte de baixo, onde era a ala dos empregados, há uma exibição permanente sobre o Egito.

O Castelo de Highclere, em Berkshire, é a Downton Abbey da vida real. E Bampton, em Oxfordshire, é o vilarejo de Downton. Ficam próximos o bastante (de Londres, e entre si) para caber em um passeio de um dia.

A robusta mansão vitoriana de Downton Abbey é, na vida real, i-gual-zi-nha ao que vemos na TV. O espetacular Castelo de Highclere foi construído no século XIX com um projeto do mesmo arquiteto que desenhou nada mais, nada menos do que o Palácio de Westminster. O autor do seriado, Julian Fellowes, contou em entrevista que sempre quis usar o Castelo de Highclere em uma obra sua.

Castelo de HighclereCastelo de Highclere

O Castelo de Highclere fica a oeste de Londres, em Berkshire, a cerca de 110 km da capital inglesa. É atualmente a casa do oitavo Conde de Carnarvon, de seus filhos e da esposa, Lady Carnarvon. Abre para visitação apenas durante 60 dias do ano (veja o calendário aqui). Fora deste período, os quase 25 quilômetros quadrados da propriedade ficam reservados para uso da família, eventos fechados e, claro, filmagens antes de acabar.

Castelo de Highclere

Castelo de HighclereFachada e detalhe da porta

Mesmo quando os ingressos vendidos antecipadamente estão esgotados, a bilheteria oferece mais alguns tickets no local a cada dia. Chegue cedo e vá durante a semana, para ter mais chance de sucesso. (Na pior das hipóteses, você vai conseguir ter, do estacionamento, uma ótima visão do castelo).

O ingresso dá direito a visitar o interior do castelo, os jardins e a exposição de artefatos egípcios no subsolo (acredite ou não, o quinto Conde de Carnarvon veio a se tornar arqueólogo e foi um dos responsáveis pela descoberta da tumba do faraó Tutancâmon!).

Sala de estar © Highclere Castle 2015Sala de estar © Highclere Castle 2015

O bacana da visita aos interiores do Castelo de Highclere para fãs de Downton Abbey é que vários dos ambientes retratados no seriado existem de verdade, e tal qual aparecem na telinha. Podem ser vistos a biblioteca onde Lord Grantham lê as correspondências trazidas pelo Mr. Carson; a sala de estar, onde Violet Grantham e as demais mulheres da família costumam se reunir e conversar, e as escadarias e o hall que aparecem em algumas das cenas mais dramáticas da série (como a dança de Mary e Matthew, em que deixam escapar um beijo e acabam sendo flagrados por Lavinia). Muito da decoração original é usada na série, e quem acompanha os episódios reconhece fácil os ambientes.

Saloon © Highclere Castle 2015Hall © Highclere Castle 2015

Existem alguns inconvenientes, porém. A visita é feita em um circuito único e é preciso ter alguma paciência para encarar filas. Não é permitido fotografar nada dentro da casa. E referências ao seriado são mínimas — não há figurinos, vídeos, fotos, nada para ser visto além dos ambientes, que são incríveis, mas têm porta-retratos com o Lord e a Lady Carnarvon, e não com o Lord e a Lady Grantham. Com todo o respeito, milorde.

As cenas da cozinha e dos aposentos dos empregados são todas filmadas em estúdio.

Loja no Castelo de Highclere

Loja no Castelo de Highclere Loja

O que falta de criatividade no interior da mansão sobra na lojinha, em que referências divertidas ao seriado são aplicadas a todo tipo de souvenir. Há chapéus como os usados pelas mocinhas de Downton Abbey; canecas para “her ladyship” e até “chocolates aristocráticos” que não são diferentes de chocolates plebeus.

É uma boa dica de passeio pra quem vai viajar para essas regiões do Reino Unido e é fã da série. Veja o post mais completo aqui.

Anúncios
Marcado com: , , ,
Publicado em Decoração, Seriados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: